Festival de Música

PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

INSCRIÇÕES ABERTAS!

De 5 a 13 de setembro, a cidade é tomada por sons, ritmos e emoções durante o 27º Festival de Música de Itajaí. Em nove dias de programação intensa, o evento transforma Itajaí em um grande palco a céu aberto, com a diversidade e o talento de artistas regionais, nacionais e internacionais.

Os palcos recebem nomes especiais que carregam a história e a identidade musical de Itajaí. Serão 16 apresentações distribuídas entre o Teatro Municipal de Itajaí, o Palco Ares de Verão (Praça Arno Bauer e Rua Hercílio Luz), o Palco Ondas da Atalaia (pátio interno da Casa da Cultura Dide Brandão) e o Palco Samburá (Mercado Público de Itajaí). Cada palco homenageia uma canção dos artistas itajaienses Carlinhos Niehues, Arnou de Melo, Chico Preto e Vê Domingos, reconhecendo o legado desses músicos para a cultura local.

A programação é plural e vibrante, com samba, jazz, choro e MPB. Além dos shows, o festival oferece 22 oficinas e 5 workshops gratuitos, que vão desde a musicalização para bebês até técnicas avançadas de produção e mixagem em tempos de inteligência artificial.

Durante esses nove dias, Itajaí respira música, valoriza a cultura e proporciona momentos de aprendizado, emoção e encontro para públicos de todas as idades. A idade mínima para participação nas oficinas é de 15 anos. Algumas oficinas terão datas diferenciadas. É importante conferir essas informações no momento da inscrição.

Oficinas

Workshops

Prática de Choro

Professor: Henrique Cazes

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de cultura

Turno: Vespertino 16h-18h

Henrique Cazes, referência no cavaquinho solo e no choro contemporâneo, ministra esta oficina dedicada à prática e à compreensão do choro no século XXI. Com base em sua longa trajetória como músico, pesquisador e educador, Henrique propõe uma vivência que articula repertório, estilo e história do gênero. A oficina aborda a diversidade rítmica do choro — polca, maxixe, choro-canção, samba-choro, entre outros — e convida os participantes à memorização e improvisação. O repertório será escolhido de forma compartilhada, respeitando o nível técnico dos participantes. A proposta também inclui informações sobre autores e intérpretes de referência, além de bibliografia recente do choro no meio acadêmico. Uma oportunidade para mergulhar no universo do choro com um de seus maiores conhecedores e protagonistas. 

Público-alvo: Para alunos e professores de todos os instrumentos com experiência prévia e ou avançados.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Trombone

Professor: Yu Tamaki

Vagas: 40

Período: 6 a 09/09

Local: Parque Dom Bosco

Turno: Vespertino 16h-18h

Objetivo geral: oferecer uma experiência formativa intensiva com foco no aperfeiçoamento técnico, artístico e profissional de trombonistas, sob orientação de um artista de referência internacional. Objetivos Específicos: – Trabalhar aspectos do trombone, com foco em sonoridade e controle. – Explorar o repertório solo e orquestral com orientações práticas. – Refletir sobre caminhos profissionais e estratégias para construção de carreira. – Estimular a expressão artística, a escuta e a musicalidade por meio de masterclasses. A oficina será conduzida de forma híbrida entre exposições dialogadas, demonstrações práticas e masterclasses com os participantes. O ministrante trabalhará diretamente com os trombonistas ativos, oferecendo feedback individual e coletivo, com foco na construção técnica, expressão musical e repertório. O ambiente será colaborativo, valorizando a escuta, a troca de experiências e o desenvolvimento artístico de cada participante.  

Público-alvo: Trombonistas profissionais e estudantes.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Regência e Prática de Bandas de Música

Professor: Wilthon Matos

Vagas: 55

Período: 6 a 11/09

Local: Parque Dom Bosco

Turno: Vespertino 13:30-15:30

O curso de Regência e Prática de Bandas de Música tem como principal objetivo capacitar músicos para liderar e coordenar grupos musicais, especialmente bandas, em contextos amadores ou profissionais. A formação oferece uma abordagem completa, combinando teoriamusical com atividades práticas. Entre os principais conteúdos abordados estão as técnicas de regência, leitura e interpretação de partituras, estudo de repertório para bandas, organização e condução de ensaios, além de aspectos de liderança e gestão de grupos musicais. O curso também contempla disciplinas como história da regência, interpretação e expressão musical, além da prática instrumental, permitindo ao regente compreender melhor a sonoridade dos instrumentos e a dinâmica de grupo. A vivência prática em ensaios e apresentações é essencial para o desenvolvimento das habilidades de comunicação, expressão e direção musical. Esses cursos podem ser encontrados em instituições de ensino superior, escolas especializadas em música, plataformas online e projetos culturais, como os oferecidos por iniciativas públicas e privadas. A formação atende a diferentes públicos: músicos que desejam se especializar, regentes em busca de aprimoramento, estudantes de música, professores e até apreciadores interessados na arte da regência. É importante destacar que alguns cursos exigem conhecimentos prévios de teoria musical e leitura de partituras, além de disposição para o trabalho em grupo. A regência de bandas é uma área que demanda dedicação, sensibilidade artística e compromisso com a música coletiva, sendo uma excelente opção para quem deseja aprofundar-se na liderança musical. 

Público-alvo: Instrumentistas de sopro e percussão.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Piano Brasileiro

Professor: Débora Gurgel

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de cultura

Turno: Vespertino das 16h-18h

Conteúdo programático:
1. Ferramentas:
a. Ferramentas harmônicas
i. Voicings de 3, 4, 5 e 6 notas
ii. Aplicação dos voicings em progressões
harmônicas comuns
iii. Técnicas de Rearmonização
b. Ferramentas Melódicas
i. O som dos graus, arpejos e escalas
ii. Construindo linhas de baixo
iii. Construindo linhas de contracanto
(pergunta-resposta, simultâneas em
movimento paralelo, oblíquo e contrário)
iv. Exercícios para desenvolvimento do
improviso melódico

c. Ferramentas Rítmicas
i. Adaptação ao piano para os principais ritmos
brasileiros
2. Aplicação das ferramentas em repertório de
música brasileira
a. Piano solo
b. Piano acompanhador
c. Improviso

Público-alvo: estudantes de piano de nível intermediário e avançado
OBS: No dia 12 a apresentação final dos alunos deverá ser a primeira da tarde

Contrabaixo Elétrico

Professor: Rogério Botter Maio

Vagas: 10

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de cultura

Turno: Vespertino das 16h-18h

Nesta oficina serão abordados aspectos técnicos (que compreendem sonoridade, precisão rítmica e leitura), interpretativos (“levadas” e /ou fraseados melódicos e articulações específicas em diferentes estilos musicais), da improvisação, da introdução/aprimoramento nos principais ritmos brasileiros. Os alunos serão ouvidos em duos, trios e playbacks tocando o material proposto em aula. Haverá também tempo dedicado à escuta apurada e atenta de gravações consagradas com o intuito de aguçar a percepção auditiva dos participantes.

Público-alvo: alunos de baixo elétrico com alguma proficiência no instrumento (preferencialmente com leitura em clave de Fá)
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Violão: Técnica e Performance Maria Haro

Professor: Maria Haro

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de Cultura

Turno: Vespertino das 13:30-15:30

Esta oficina irá trabalhar com as e os violonistas do curso todos os aspectos possíveis de sua performance, abrangendo o desenvolvimento técnico, postural e musical. Serão abordados, dentro do tempo previsto, os elementos essenciais para aprimorar a execução instrumental e a expressividade artística. Será proposta também uma prática de conjunto – visando a integração e o prazer da prática musical coletiva – e pequenos recitais ao final de cada aula nos quais no decorrer do curso, todas e todos se apresentarão, incluindo a ministrante. 

Público-alvo: Para alunos de Violão com nível intermediário e avançado
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Canto Brasileiro

Professor: Alfredo Del-Penho

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de Cultura

Turno: Vespertino das 13:30-15:30

Esta oficina imersiva propõe uma jornada pelo universo multifacetado do canto na Música Popular Brasileira. O canto brasileiro é uma expressão viva de identidade, liberdade e uma profunda conexão com a alma do nosso povo. Mergulharemos nas nuances que tornam a voz brasileira tão única, desde seus fundamentos rítmicos e melódicos até a exploração das mais sutis variações expressivas pela palavra. Os exercícios e as práticas coletivas e individuais abordarão os aspectos musicais (melódicos, rítmicos e relação com a harmonia), vocais e poéticos a partir de proposições lúdicas e integrativas.

Os participantes deverão trazer: Duas músicas da MPB que já cantem de cor e que gostariam de trabalhar na oficina. Roupas confortáveis que permitam movimento. Água para hidratação. As músicas escolhidas pelos participantes devem ser enviadas para o monitor da oficina com antecedência para que a equipe possa preparar o material de apoio. Envie um áudio da canção, acompanhado de letra e cifra ou partitura. Resultado Esperado: Ao final da oficina, os participantes terão uma compreensão mais profunda do canto popular brasileiro, com ferramentas práticas para explorar sua própria voz com mais liberdade e expressividade. Serão capazes de identificar e aplicar diversos recursos, e desenvolverão uma escuta mais atenta para as nuances do canto nacional. O objetivo é que cada um expanda sua maneira de cantar. 

Público-alvo: Cantores e cantoras, instrumentistas que desejam aprimorar sua percepção vocal e amantes da música popular brasileira em geral, sem requisito prévio de conhecimento técnico formal em canto.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Saxofone: Técnica e Musicalidade

Professor: Paula Valente

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Casa Konder

Turno: Vespertino das 16h-18h

Voltada a saxofonistas intermediários e avançados, esta oficina propõe o desenvolvimento técnico e musical por meio da prática de arranjos coletivos. Ao tocar em grupo, os participantes irão trabalhar de forma integrada elementos como sonoridade, articulação, respiração e interpretação. A proposta é unir prática instrumental e experiência musical colaborativa, formando uma base sólida para a performance individual e em conjunto.

Público-alvo: Saxofonistas nível intermediário e avançado
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Percussão – Alquimia do Tambor

Professor: Carlinhos Ribeiro

Vagas: 20

Período: 6 a 11/09

Local: Clube Guarani

Turno: Vespertino das 13h30 às 15h30

Imersão em ritmos afro-brasileiros e música popular, explorando corpo, objetos e instrumentos alternativos. Experiência criativa e coletiva.

Público-alvo: Percussionistas, bateristas e estudantes de música (todos os níveis).
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Um Novo Olhar para Composição, Arranjo e Improvisação

Professor: Rogério Botter Maio

Vagas: 15

Período: 6 a 11/09

Local: Casa de Cultura

Turno: Vespertino das 13h30 às 15h30

Oficina prática que conecta composição, arranjo e improvisação. Foco na criatividade, percepção auditiva e integração de ideias musicais.

Público-alvo: Instrumentistas e cantores(as) com leitura musical ou boa percepção.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Musicalização descomplicada para bebês e crianças até 5 anos de idade

Professor: Patrícia Salviano

Vagas: 20

Período: 7 a 12/09

Local: Casa Konder

Turno: Matutino das 10h-12h

A oficina tem por objetivo compartilhar com os demais profissionais estruturas de aula, planejamentos, conteúdos e atividades para bebês e crianças até 5 anos, por meio de ferramentas simples e fáceis de aplicar, otimizando tempo e acelerando resultados com os alunos. A metodologia ministrada tem como foco o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivos, motores e socioemocionais. A oficina é estruturada em três etapas: Bebês de 6 meses a 1 ano de vida, Bebês de 1 e 2 anos, Crianças de 3 a 5 anos.

Público-alvo: Educadores, professores de música, professores que atuam na área da educação infantil, músicos informais, terapeutas e músico terapeutas.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Contrabaixo Acústico

Professor: Noah Garabedian

Vagas: 15

Período: 7 a 11/09

Local: Casa de cultura

Turno: Vespertino das 13:30-15:30

As aulas envolvem o estudo da técnica tanto com o arco quanto com o pizzicato. As aulas se concentram em transcrição, improvisação e desenvolvimento artístico. Garabedian dará aulas para grupos sobre interação em grupo, técnicas rítmicas e ideias de improvisação. Por fim, ele ministrará uma palestra sobre história do jazz, onde ouvirão diversas gravações, discutirão músicos importantes e diferentes estilos.

Público-alvo: Para alunos de contrabaixo com nível intermediário e avançado

Bateria

Professor: Edu Ribeiro

Vagas: 15

Período: 7 a 11/09

Local: Casa de cultura

Turno: Vespertino das 16h-18h

Ensino de técnicas modernas para o aprendizado e interpretação da bateria num contexto musical; Desenvolvimento de atividades práticas para aprimorar a percepção e execução rítmica musical; Apoio individual e em grupo aos alunos participantes das oficinas; Preparação de material didático específico para as necessidades dos alunos dessas oficinas.

Público-alvo: Para alunos de bateria com nível intermediário e avançado

Guitarra

Professor: Vinicius Gomes

Vagas: 15

Período: 7 a 11/09

Local: Casa de Cultura

Turno: Vespertino das 16h-18h

As oficinas serão voltadas ao desenvolvimento melódico, harmônico e rítmico da guitarra e do violão, com ênfase no Jazz e na Música Popular Brasileira. Serão abordados aspectos técnicos do instrumento, percepção auditiva, repertório, improvisação, acompanhamento, através de exercícios que o músico desenvolveu ou tevecontato ao longo de sua carreira. 

Público-alvo: Para guitarristas com nível intermediário e avançado.

Coro de MPB e Circle singing com o uso do VOPA

Professor: Federico Trindade

Vagas: 60

Período: 7 a 11/09

Local: Clube Guarani

Turno: Vespertino das 16h-18h

Oficina de música coral brasileira conduzida por Federico Trindade, por meio de arranjos originais da MPB, explorados a partir de diferentes perspectivas: sonoridade, interpretação e compreensão harmônica, melódica e rítmica. A proposta integra tambémpráticas de percussão corporal aplicada ao canto coral, consciência corporal como base para o desenvolvimento musical, dinâmicas de integração e improvisação vocal por meio do VOPA (Vocal Painting) – uma ferramenta colaborativa que permite a criação musical coletiva em tempo real, por meio de gestos que conduzem e organizam a expressão vocal do grupo. O VOPA será um dos eixos centrais da oficina, oferecendo aos participantes uma vivência criativa e sensível de improvisação e criação vocal em grupo, fortalecendo a escuta, a espontaneidade e o senso de coletividade musical. Mais do que um mergulho na música brasileira, a oficina oferece uma experiência prática e enriquecedora, com ferramentas rítmicas, harmônicas e melódicas que ampliam as possibilidades expressivas e interpretativas dos participantes, incentivando uma atuação mais consciente, criativa e autêntica 

Público-alvo: de preferência cantores (tanto de grupo, como solistas) e músicos de forma geral.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Flauta Transversal: Técnica e Musicalidade

Professor: Paula Valente

Vagas: 20

Período: 7 a 12/09

Local: Casa Konder

Turno: Matutino das 10h-12h

Oficina prática para flautistas que desejam aprimorar respiração, sonoridade e musicalidade, com foco em ritmos brasileiros.

Público-alvo: Flautistas intermediário e avançado.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Oficina de Corpo-Voz

Professor: Bárbara Biscaro

Vagas: 25

Período: 7 a 12/09

Local: Casa de cultura

Turno: Matutino das 10h-12h

A prática vocal proposta pela professora e pesquisadora Barbara Biscaro conjuga as áreas do teatro, da educação somática e do canto em um trabalho que visa o aumento da consciência de si. O trabalho tem como base uma abordagem pré-expressiva da vocalidade, ou seja, um treinamento corporal-vocal que objetiva ativar as ações sonoro-vocais da  sola dos pés até o topo da cabeça, proporcionando uma experiência da sensação da voz em movimento. Profissionais ou estudantes da voz como atrizes, dançarinas, cantoras, artistas circenses, musicistas podem se beneficiar desta prática, assim como qualquer pessoa mesmo sem experiência que tenha o desejo de vocalizar. O foco não é o aprendizado de uma estética ou linguagem artística específica e sim, a capacidade de se colocar em trabalho com a própria voz e ativar uma escuta das vozes das outras. Elementos como improvisação, escuta, ativação da presença, consciência dos apoios e maleabilidade do corpo-voz serão exercitados em um espaço seguro para que o canto e a fala emerja a partir da individualidade de cada corpo que se coloca em ação. 

Público-alvo: A voz (professores, locutores, etc.) terapeutas corporais, entre outros. A participação é aberta a todos, independentemente de experiência anterior, valorizando a diversidade e diferentes habilidades.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Produção de shows

Professor: Thais Lucas

Vagas: 20

Período: 7 a 11/09

Local: Casa Konder

Turno: Vespertino das 13:30-15:30

A oficina de Produção de Shows tem como objetivo apresentar os principais fundamentos da produção musical ao vivo, oferecendo uma visão prática sobre as etapas que envolvem a realização de um espetáculo — do planejamento à execução. Durante a atividade, serão abordados temas como elaboração de cronograma, orçamento, contratações técnicas e artísticas, montagem de palco, logística, relacionamento com contratantes e equipes, além de noções de produção executiva. A oficina é voltada a artistas independentes, produtores iniciantes e interessados em conhecer os bastidores e os desafios da cadeia produtiva da música ao vivo. 

Público-alvo: A oficina é voltada a produtores iniciantes, artistas independentes e interessados em conhecer os bastidores e os desafios da cadeia produtiva da música ao vivo.

Acompanhamento e contraponto no samba e no choro

Professor: Rogério Caetano

Vagas: 20

Período: 7 a 12/09

Local: Casa de cutura

Turno: Matutino das 10h-12h

Nesta oficina, Rogério apresenta os fundamentos da linguagem do violão popular brasileiro — voltada tanto para instrumentos de seis quanto de sete cordas. A proposta parte da tradição do acompanhamento no choro, samba e outros gêneros da música brasileira, com foco em oferecer ferramentas para que o aluno adquira autonomia para tocar, acompanhar e criar com segurança, sensibilidade e liberdade musical.

Público-alvo: Qualquer instrumentista ou cantor que tem interesse em aprender a linguagem de contraponto brasileiro. Não é oficina restrita aos violonistas.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Oficina da Música Universal

Professor: Itiberê Zwarg

Vagas: 20

Período: 7 a 12/09

Local: Casa de cultura

Turno: Matutino 10h-12h

Os participantes vivenciarão a prática coletiva da criação musical, com foco na escuta, integração e liberdade criativa. Serão exploradas dinâmicas de improvisação, arranjo coletivo e interpretação, com base em princípios da Música Universal. Ao final, o grupo se apresentará com duas músicas desenvolvidas durante a oficina.

Público-alvo: Para alunos e professores de todos os instrumentos com experiência prévia e ou avançados
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Mixagem e Produção Musical em Tempos de IA

Professor: Marcelo Cássio

Vagas: 20

Período: 7 a 12/09

Local: Casa de cultura

Turno: Matutino 10h-12h

A oficina aborda questões relacionadas ao negócio da música a partir do ponto de vista de um estúdio, ou seja, além de equipamentos, gravação, mixagem e masterização, será apresentado um direcionamento para gestão de um negócio lucrativo, posicionamento no mercado, adaptação as novas tecnologias além de tratar de conceitos de interação entre técnicos e músicos/artistas que visam facilitar a comunicação e a identificação e solução de problemas. Marcelo compila seus 31 anos de atuação na área, apresentando de forma funcional soluções para os problemas reais do mercado.

Público-alvo: Para estudantes e músicos em geral.
OBS: Dia 12 será a apresentação final no período vespertino

Percussão Especial

Professor: Luciano Candemil

Vagas: 20

Período: 8 a 12/09

Local: APAE

Turno: Matutino das 10h-12h

Trata-se de uma oficina de percussão voltada para pessoas com deficiência de qualquer natureza. Atendendo a demanda da educação musical especial e mediante prática coletiva onde serão vivenciados diversos ritmos e tipos de instrumentos de percussão, conforme a eficiência de cada aluno. Conteúdo programático (tópicos): 1.Classificação de instrumentos: identificar e manipular diversos tipos de instrumentos de percussão, reconhecendo nomes, timbres, formas e materiais diferentes. 2.Técnica musical: tocar instrumentos de percussão que tenham variadas maneiras de execução. 3.Percepção rítmica: execução de jogos rítmicos musicais, exercícios de rítmica e diversos ritmos musicais brasileiros, mediados pelo uso de onomatopeias.

Público-alvo: Preferencialmente pessoas com deficiência física e/ou intelectual, com idade acima de 18 anos.
OBS: a apresentação final será na APAE, no horário da oficina

Criação Musical – Homenagem a Arismar do Espírito Santo

Professor: Arismar do Espírito Santo

Vagas: 83

Período: 05/09

Local: Auditório casa de cultura

Turno: Noturno 19hs

Resumo: Workshop especial em homenagem ao artista, com foco na criação musical.

Público-alvo: Público geral.

Canto e Composição Musical

Professor: Dandara Manoela

Vagas: 83

Período: 07/09

Local: Auditório casa de cultura

Turno: Matutino 9hs

Resumo: Integra escrita criativa, voz e percussão corporal para composições coletivas. Incentiva liberdade criativa e colaboração.

Público-alvo: Público geral.

Asalato – Ritmo e Groove

Professor: Mari Campolongo

Vagas: 20 participantes e 83 ouvintes

Período: 07/09

Local: Auditório casa de cultura

Turno: Vespertino 16:30

Resumo: Ensino do instrumento africano Asalato: fundamentos, técnicas de controle, ritmo e aplicação em diferentes estilos brasileiros.

Público-alvo: Público de crianças e jovens.

História da MPB

Professor: Ayrton Montarroyos

Vagas: 83

Período: 08/09

Local: Auditório casa de cultura

Turno: Matutino 09hs

Resumo: Mergulho na história da música popular brasileira a partir do álbum A Lira do Povo, que revisita mais de um século de canções.

Público-alvo: Público em geral.

Saxofone – Jazz e Improvisação

Professor: Seamus Black

Vagas: 83

Período: 10/09

Local: Auditório casa de cultura

Turno: Vespertino 13:30

Resumo: Técnicas de assimilação da linguagem do jazz, transcrição, improvisação melódica e rítmica. Demonstrações e perguntas abertas.

Público-alvo: Público em geral.